sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Eis o meu questionamento...

Foi justamente na leitura do texto : Cibercultura de Pierre Lévi que encontrei a grande questão que permeia as minhas inquietações nesta disciplina. Este questionamento é justamente: Como manter as práticas pedagógicas atualizadas com esses novos processos de transação de conhecimento?
No próprio texto, o autor aborda que não se trata de passar a usar as tecnologias, diz que que se trata de um acompanhamento consciente e uma mudança que questiona as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas escolares tradicionais assim como o papel do professor e do aluno.
Quando o autor aborda essa questão ele traz qual deveria ser o papel dos poderes públicos. Mas percebo justamente que as vivências na escola estão se modificando, cada vez mais a cibercultura se instala e não vejo medidas efetivas por parte destes poderes públicos para permitir o acesso de todos de uma maneira equilibrada e igualitária para todos.
Por isso, mesmo tendo a oportunidade de estudar esta disciplina não consigo enxergar um caminho para conseguir introduzir as tecnologias na sala de aula, de maneira que ela possa contribuir para a autonomia dos sujeitos, para a inclusão dos desfavorecidos e excluídos desta sociedade tão tecnológica e não apenas como mais uma ferramenta para a transmissão por parte dos professores dos saberes sistematizados ao longo do tempo.
Joilda Costa.




Um comentário:

hhhhhhhhh disse...

Medidas efetivas por parte dos poderes públicos para permitir o acesso de todos de uma maneira equilibrada e igualitária. É isso Jo! É isso que n vejo acontecer... Acho os avanços tecnológicos altamente necessários, mas n enxergo essa inclusão de forma equilibrada e igualitária. Inclusão ou exclusão???