quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Globalização: Ranços e avanços...

Acho que no momento atual um dos assuntos mais debatidos é a globalização. Encarada por uns como algo grandioso pelo fato de unir a sociedade global em saberes, avanços, cultura (multi culturalismo), informação. Porém, bem além de toda está vivência global benéfica, tem encrostada um resultado perigoso para a sociedade como a questão da globalização da violência, do desemprego, da fome, das doenças entre tantos outros problemas existentes nesse mundo cada vez mais "capitalizado" .
Dentro deste assunto, surge para mim um questionamento: Vejo tudo tão globalizado, vejo o mundo cada dia mais interagindo, mas não consigo enxergar nesta interação global o caminho ou quem sabe até mesmo a solução para problemas como a inclusão nesta teia global daqueles que vivem a margem da sociedade, sem ter garantido as condições básicas de sobrevivência.
Defendo que o processo de globalização é riquissimo e importante, por tudo aquilo que nos permite conhecer, compartilhar e descobrir. Porém , acrescento que pelo fato dos problemas terem sido globalizado e urgente buscar e globalizar soluções para um mundo mais integrado porém bem mais humano!
Joilda Costa.


Um comentário:

N@ty disse...

Realmente Joilda, essa é um pergunta que também me deixa horas imaginando uma solução, mas confesso que ainda não tive total êxito nas respostas que imaginei! Hoje ouvimos muito falando sobre a importância de se incluir todos na globalização, mas o que realmente acontece é uma inclusão excludente! Não sei se um dia será possível que haja uma total inclusão,até porque a própria sociedade não consegue incluir todos! Mas é isso aí, vamos continuar tentando, porque é só tentando, só traçando novos caminhos que se pode alcançar a inclusão total!