quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Algemados pelas tecnologias!


Em um dos meus passeios neste mundo tão "tecnologizado", encontrei esta imagem que me chamou a atenção pelo fato de resumir um pouco do que penso em relação a todo esse uso desenfreado e despreparado por parte da sociedade das tecnologias. Digo , pelo seguinte fato: Quem nunca se viu ou até não conhece alguém que já passou por uma situação constrangedora por não está devidamente pronto, informado sobre o uso de algum aparato tecnológico e ao chegar num determinado lugar ou numa determinada situação "quebrar a cabeça" e não saber o que fazer e ter que ir buscar aquela ajudinha de alguém para poder conseguir resolver a situação?
Esse descontrole da implantação tecnológica, sem que a sociedade seja previamente preparada me faz pensar que como a foto mostra nos sintamos cada vez mais atados, algemados de maneira brutal de maneira que cada vez mais aqueles que não se atualizarem vão ficando a margem.
Joilda Costa

6 comentários:

Marii disse...

Oi Joilda,Esta imagem diz muito em relação à boa conduta do 'apropriamento' das novas tecnologias.Imagino como deve ser um sofrimento de estar dependente de um recurso como o mostrado na foto.Onde fica o improviso?Td bem, temos que aprender a aprender,mas quando o pc quebrar,ou falra energia?Como faço para fazer um cálculo?rs


bjokas

Álice disse...

É jô essa foto me fez refletir muito em como muitas vezes me sinto dessa forma,presa as tecnologias.Mas tenho aprendido a ser flexível e não me deixar ficar presa por ela.
bjs

Leila disse...

Essa foto representa aquilo que a professora falou na aula quanto a apropriação cultural com relação a utilização dos novos recursos tecnológicos disponibilizados no momento atual.

Salete Cordeiro disse...

Eh isso aí meninada. Adoro quando vcs polemizam.
Eu penso que estou sempre metida nas emboscadas que Joilda fala, pois cada vez mais estamos entrando, mergulhando na cultura do ciberespaço. Isso eh bom, se todo mundo soubesse tudo, se não tivéssemos problemas a resolver seria um tédio.
Bj

Jouze disse...

Bem Jo eu concordo plenamente com vc!!!
É assim que eu em sinto presa as tecnologias e principalmente a internet que representa toda essa nova realidade!!
As coisas mais básicas que devemos fazer na vida tem que ser pela internet!!!! Uma coisa que me deixa extremamente chateada e estressada é o fato de que aqui mesmo na nossa faculdade a matricula nas disciplinas serem pela internet e também o fato dos professores mandarem textos e todo conteúdo trabalhado pela internet, esquecem que nem todos tem acesso fácil a internet e não possuem essa em seu lar, e muitas vezes acabamos indo para a aula sem saber o que está sendo trabalhado pois o texto foi enviado pelo e-mail e como não tenho "net" em casa não pude olhar. Estamos sendo escravizados por esse novo meio, e não é só isso não, para tudo na vida é internet, até para pagar conta, fazer as coisas mais simples da vida acaba sendo um problema porque a internet toma tudo, escraviza mesmo!!! Esta pode ser boa para muitas coisas, realmente é uma janela aberta para o mundo, mas também tem seu lado negativo e escravizador!!!!!

N@ty disse...

Amei essa foto!!
Realmente todos nós nos sentimos um pouco presos às tecnologias. Estava assistindo na televisão uma pesquisa que teve sobre quando tempo uma pessoa consegue ficar sem o celular por perto. A resposta foi assustadora!!! A maioria não consegue ficar minutos sem o celular, é como se fosse uma séria abstinência! Isso só prova que a tecnologia cada vez mais se faz presente na nossa rotina, e a não utilização dela nos dá a impressão de que não estamos completos, que nos falta algo.